Retrofit de máquinas

Retrofit de máquinas

Com o avanço da tecnologia, os itens de automação industrial, sejam eles, responsáveis pelo controle e monitoramento do equipamento ou pelo movimento das partes da máquina vão sendo modernizado por seus fabricantes. Essa constante melhoria dos equipamentos trás duas situações ao usuários.

1 – As máquinas novas cada vez são mais eficientes, seja porque produzem mais, seja porque consomem menos energia que as versões anteriores

2 – Os equipamentos mais antigos começam a ter problema de obsolescência de peças de reposição, ou seja, alguns itens vão saindo de linha, o que os torna itens difícil de repor. Com isso o tempo de máquina parada pode aumentar muito.

Quando olhamos um equipamento antigo em comparação com um novo, a partir dos dois pontos citados acima, entendemos que o retrofit pode ser uma solução economicamente muito interessante. Mas afinal, o que é exatamente o retrofit de um equipamento?

O retrofit é uma reforma geral do equipamento. Normalmente trocam-se todos os componentes que sofrem desgaste ou que podem apresentar problemas, entre eles: componentes elétricos, eletrônicos, pneumáticos, hidráulicos, fiações tubulações e mangueiras. Costuma-se aproveitar apenas a estrutura mecânica da máquina e as adequações na parte de alvenaria que forma necessárias para instalação da mesma.

O retrofit tende a trazer os seguintes benefícios:

  1. Melhora no rendimento da máquina – afinal os equipamentos novos normalmente são mais eficientes
  2. Menos paradas indesejadas – com a troca de todos os componentes que podem dar problema, a expectativa é que a máquina rode por um bom tempo sem necessidade de manutenção corretiva.
  3. Menor consumo de energia – além dos componentes mais novos serem concebidos buscando melhor rendimento energético, os projetos atuais também são pensados de forma se ter um menor consumo de energia na máquina.
  4. Maior segurança para o operador – as modificações do retrofit muitas vezes permitem que a máquina seja adequada as atuais normas de segurança e os componentes modernos possuem mais sistemas de segurança integrado em suas funções.
  5. Maior disponibilidade de peças reservas – uma vez que o retrofit usa equipamentos em fabricação atualmente, a expectativa é que estes itens fiquem disponíveis no mercado por vários anos ainda. Essa tendência tem melhorado nos últimos anos, quando alguns fabricantes passaram a projetar itens pensando em mantê-los no mercados por mais de 20 anos.
  6. Conectividade – a maior parte dos retrofit´s hoje em dia já incluí itens para conexão da máquina com a internet, permitindo o usos de sistemas de Condition Monitoring, acesso remoto, entre outros.