Troca de tubulação

Troca de tubulação

Cada vez as empresa tem buscado por melhores desempenhos. No caso de equipamentos industriais, alguns fatores que interferem no desempenho da máquina são:

  1. Consumo de energia;
  2. Segurança dos operadores;
  3. Paradas não programadas;

E a qualidade das tubulações das máquinas está diretamente ligadas a esses pontos. Quando falamos consumo de energia, a primeira coisa que vem em nossa mente sobre tubulações é a necessidade de eliminar vazamentos, mas existem outros fatores que podem prejudicar o rendimento da máquina, tais como:

  1. O uso excessivo de conexões tipo joelho, ao invés de curvas no próprio tudo;
  2. Diâmetro inadequado;
  3. Uso excessivo de mangueiras ao invés de tubos rígidos, o que pode inclusive causar problemas no funcionamento do equipamento.

Além disso, tubos, conexões e especialmente mangueiras tem vida útil, em especial quando submetidos a altas pressões ou instalados em ambientes agressivos. Sendo necessário a inspeção periódica dos mesmos e a troca de alguns itens com o passar do tempo. Dependendo da condição das tubulações, rupturas se tornam cada vez mais comum, o que normalmente causa paradas de máquina gerando grandes prejuízos e pode gerar acidentes inclusive fatais. Por isso é importante sempre verificar como estão suas tubulações e quando necessário realizar a troca de parte ou toda a tubulação antes que ela apresente problemas, para reduzir as paradas não programadas e para mitigar o risco de acidentes.

Em nosso serviços de troca da tubulação, buscamos o melhor caminho para o mesmo, sempre que possível fazendo curvas no tubo e com tubos nos diâmetros adequados, além de uma análise criteriosa de onde vale a pena usar mangueiras ou tubos rígidos. Essas medidas garante menor perda de carga e menor interferência da tubulação do desempenho da máquina. Além disso, os pontos de conexão dos tubos são pensados de forma a facilitar a manutenção não só na própria tubulação, mas também nos equipamentos adjacentes.