Com o avanço da tecnologia, os itens de automação industrial, sejam eles, responsáveis pelo controle e monitoramento do equipamento ou pelo movimento das partes da máquina vão sendo modernizado por seus fabricantes. Essa constante melhoria dos equipamentos trás duas situações ao usuários.
1 – As máquinas novas cada vez são mais eficientes, seja porque produzem mais, seja porque consomem menos energia que as versões anteriores
2 – Os equipamentos mais antigos começam a ter problema de obsolescência de peças de reposição, ou seja, alguns itens vão saindo de linha, o que os torna itens difícil de repor. Com isso o tempo de máquina parada pode aumentar muito.
Quando olhamos um equipamento antigo em comparação com um novo, a partir dos dois pontos citados acima, entendemos que o retrofit pode ser uma solução economicamente muito interessante. Mas afinal, o que é exatamente o retrofit de um equipamento?
O retrofit é uma reforma geral do equipamento. Normalmente trocam-se todos os componentes que sofrem desgaste ou que podem apresentar problemas, entre eles: componentes elétricos, eletrônicos, pneumáticos, hidráulicos, fiações tubulações e mangueiras. Costuma-se aproveitar apenas a estrutura mecânica da máquina e as adequações na parte de alvenaria que forma necessárias para instalação da mesma.
O retrofit tende a trazer os seguintes benefícios: